Engorda de novilhas: conheça 7 práticas indispensáveis

A engorda de novilhas é um tema muito importante, pois o ganho de peso dos animais garante a produtividade da pecuária bovina.

Para que a engorda tenha sucesso, a alimentação tem que ser nutritiva e o pecuarista deve adotar o uso de tecnologias nutricionais para aumentar a eficiência do pastejo.

Pensando nisso, aprenda quais são as 7 práticas indispensáveis para engorda de novilhas e aplique na sua produção agropecuária.

Quanto tempo leva para engordar uma novilha?

O tempo de engorda de uma novilha é variável e depende de diversos fatores. Em sistemas tradicionais de pecuária, para um boi atingir 18 arrobas leva 3 anos.

Porém, através do método boi 777, é possível atingir ganhos de 21 arrobas em no máximo 2 anos. O principal objetivo desse método é aumentar a engorda e reduzir a idade do abate.

Funciona da seguinte maneira: o bezerro deve atingir 7 arrobas na desmama, 7 arrobas na recria e 7 na engorda.

Cada vez mais o Pecuarista vêm se tornando adeptos dessa metodologia, já que a cada dois ciclos do sistema tradicional, ocorrem três ciclos de boi 777. Além de aumentar a produtividade, os lucros para o pecuarista são maiores.

Quantos quilos uma novilha engorda por mês?

O valor depende de questões climáticas, pastagem, bem estar Animal, manejo e suplementos. Geralmente, o produtor deve observar o ganho de 50 kg ao mês. Por dia, os ganhos variam até 1,5 kg.

Quais são os sistemas de engorda?

São vários os sistemas de Engorda, cada uma com uma real necessidade e categoria animal.

Mas dois sistemas para a engorda de novilhas mais utilizados no Brasil: o sistema a pasto e o confinamento.

1-Sistema a pasto

O sistema a pasto é um dos sistemas mais utilizados no Brasil para engorda de bovinos.

Pode ser feita em propriedades de todos os tamanhos, desde da cria até a Engorda.

A engorda acontece em 11 meses e o animal é levado para o abate com 22 meses.

O tempo ideal para iniciar o sistema de engorda de boi a pasto é no período das águas, que acontece entre setembro e outubro. Essa estratégia evita que os animais passem por dois períodos de seca e percam peso.

Além disso, os riscos de doenças que acometem o gado são menores.

2-Sistema de confinamento

No sistema de confinamento, o gado é colocado em piquetes , lotes . A água e alimentação é realizada através de Piletas e cocho para alimentação.

O objetivo desse sistema é garantir uma dieta balanceada o suficiente para obter o melhor ganho produtivo para o abate.

Normalmente, o sistema de confinamento é utilizado na fase de engorda, mas pode ser implementado em todas as outras categorias do rebanho. Por exemplo: recria de bezerros no cocho, manter vacas no período de pré e pós-parto.

O confinamento é usado pelos pecuaristas principalmente no período das secas, quando o pasto é afetado pela ausência das chuvas. Agora confira quais são as 4 práticas indispensáveis para o sucesso da engorda de novilhas.

4 práticas de sucesso para a engorda de novilhas

Para garantir a maior produtividade do seu rebanho, há 4 práticas que você deve adotar. Todas elas envolvem o uso da tecnologia e são essenciais para o sucesso da sua produção.

1- Creep Feeding

O creep feeding é uma tecnologia que garante a engorda de Bezerros combinada ao desmame precoce.

O sistema funciona da seguinte maneira: em um cercado, que somente os bezerros tem acesso e se alimentam, instalação do cercado tem que ser mais próximo possível dos cochos da vacas!

Sugestões de Dimensões:

área do cercado: ± 1,5 m2/cria (deixando espaço de, no mínimo, 2 m entre o cocho e a cerca para circulação). Acesso de entrada exclusivo ao bezerro: 0,40 m de largura x 1,20m de altura (com esteios fincados bem firmes). Número de entradas: 4 para 50 bezerros, 8 para 200 bezerros cocho com comprimento de 0,10 m/cria, e largura possibilitando a alimentação de dois animais (um de cada lado), simultaneamente. Essa alimentação é a base de suplementação (creep ration), enriquecida de vitaminas e minerais. O sistema se mostra interessante no processo de desmame precoce, pois as crias não são separadas mãe.

Entretanto, o leite é substituído pelas outras formas alimentares para aumentar o ganho de peso dos bezerros.

2- Pastagem

O sistema a pasto, como já abordamos, auxilia no processo de engorda das novilhas. Em termos econômicos, a pastagem é mais barata em comparação ao sistema de confinamento, por exemplo.

Para que o sistema seja um sucesso é importante ter atenção ao manejo do pastejo. Alguns cuidados como a qualidade da forragem, por exemplo, devem ser intensos. É o manejo do capim adequado que irá influenciar na quantidade nutricional dos bovinos.

Se as novilhas estão em pastejo com baixa forragem, os ganhos nutricionais são menores, pois a ingestão de alimento é menor.

3- Aditivos no protocolo nutricional de engorda pasto

A suplementação bovina ou o uso de aditivos nutricionais é uma forma de minimizar perdas de peso durante a produção agropecuária. Eles são usados para suprir as deficiências das pastagens e trazer melhores resultados produtivos.

Os aditivos são suplementos utilizados na alimentação animal visando potencializar a engorda de novilhas. Eles são adicionados às rações para intensificar as propriedades.

Podem ser usados também para proteger a saúde de bovinos através do crescimento microbiano e redução de processos prejudiciais ao animal.

Entre os principais aditivos existentes no mercado, temos: sais aniônicos, adsorventes de micotoxinas, ionóforos, probióticos e outros.

4- Bem-estar animal

Os animais, assim como os humanos, podem ficar estressados. Além de sofrer com doenças físicas. Por esse motivo é importante que a saúde desses animais esteja sempre sendo cuidada.

Evitar grupos muito grandes de animais e manter a alimentação equilibrada e suficiente são boas maneiras de manter a saúde dos animais. Além é claro de se preocupar com a limpeza dos locais onde os animais permanecerão. Uma opção interessante, caso o seu espaço seja pequeno, ou como pré-preparação para a implementação dos métodos de confinamento, é o uso de fazendas especializadas nos cuidados para determinada faixa etária dos animais.

O bem-estar com os animais é uma das principais preocupações dos pecuaristas e inicia desde a Matriz Gestação (Recria até o momento do abate. Tanto no sistema a pasto como no sistema de confinamento, o principal objetivo é garantir o bem-estar animal e evitar sofrimentos. Isso significa que você pode utilizar todas as tecnologias disponíveis, mas sempre preze em levar bem-estar para as novilhas e, assim, garantir uma engorda de sucesso e sem sofrimento.

Contato

Avenida Rogério Santana, 545, CEP: 79430-000

Bandeirantes, MS (67) 3303-3456

Whats: (67) 9-8143-0065

contato@agriban.com.br

Redes Sociais

Fale conosco por Whatsapp!